Sobre Nós

Conheça nossa história

Nossa História

A partir do sonho dos fundadores em ajudar a causa ambiental, em 2011, surge a Central de Tratamentos de Efluentes (CTE) Nova Época, um negócio familiar! Com a missão de oferecer soluções em tratamento de efluentes domésticos e industriais, de tal forma que se possa ter equilíbrio entre desenvolvimento e natureza, preservando e respeitando o meio ambiente e seus recursos naturais.

Ao longo dos anos, tratamos mais de 300 milhões de litros de efluentes, dentre resíduos industriais, percolados e rejeitos domésticos, bem como realizamos o serviço de limpeza em milhares de fossas sépticas espalhadas pelo Rio Grande do Sul. Além disso, atualmente, somam-se mais de 260 contratantes, espalhados por mais de 100 cidades do estado, os quais enviam regularmente resíduos para o tratamento.

Outrossim, durante nossa trajetória, reunimos uma equipe especializada e comprometida com nossos princípios, que se distribui ao longo de nossa cadeia produtiva entregando qualidade profissional e participando ativamente na luta pela preservação ambiental. Em conjunto, ampliamos nossa CTE para comportar o tratamento de 500 m³ de efluentes por dia, o que nos tornou uma das maiores centrais de tratamento do nosso estado!

Aliás, nosso objetivo é fazer com que a Nova Época seja reconhecida, em todo país, como referência no segmento. Por isso, investimos constantemente em novas tecnologias para aprimorar nosso processo e garantir o melhor serviço aos nossos clientes. Inclusive, em 2019 lançamos o primeiro projeto de Air Stripping do estado e fomos uma das primeiras centrais a incorporar a ozonização e a osmose reversa ao nosso processo de tratamento.

Finalmente, para nós a maior conquista é saber que fazemos a diferença para o nosso planeta!

Missão

Oferecer soluções em tratamento de efluentes domésticos e industriais de tal forma que se possa haver o equilíbrio entre o desenvolvimento e a natureza, sempre preservando e respeitando o meio ambiente e seus recursos naturais;

Visão

Ser reconhecida, no Brasil inteiro, como referência no segmento de tratamento de efluentes, mantendo os princípios de preservação ambiental que fundaram a empresa.

Valores

Satisfação do cliente – Trabalhamos sempre para atender e suprir as suas necessidades e expectativas.

Responsabilidade – Atuar com disciplina nas tratativas das relações internas e externas com os processos, pessoas e o meio ambiente, realizando os procedimentos de forma sistêmica e contínua.

Inovação – Investimos sempre em novas tecnologias para aprimorar os nossos serviços.

Integração – O sucesso acontece quando há colaboração entre toda equipe.

Respeito – Prezar pelo respeito às pessoas, ao meio ambiente e à segurança pessoal e industrial.

Nossa Central de Tratamento

Conheça nossa Central de Tratamento de Efluentes (CTE)

– Análises laboratoriais do processo;
– Avaliação da tratabilidade dos efluentes;
– 03 (três) baias de descarga;
– Realização de plano de amostragem das cargas recebidas;
– Tratamento com diversas de tecnologias inovadoras;
– Rastreabilidade, pesagem e certificação de tratamento;
– Monitoramento contínuo dos processos de tratamento;

Nosso Processo

Etapas de Tratamento

  • 1º Chegada do caminhão

    O caminhão de coleta chega à CTE com os resíduos.Vale lembrar que os efluentes devem ser enviados através de transportadoras cadastradas junto à FEPAM e portar o manifesto de transporte de resíduos (MTR).

  • 2º Pesagem

    Os caminhões ao chegarem na estação de tratamento são pesados na entrada e na saída. O faturamento é calculado com base no que foi efetivamente descartado.

  • 3º Coleta de Amostra

    Após realizada a conferência das documentações e a pesagem, os caminhões são encaminhados à baia de descarga, onde é feita a coleta da amostra e análise do efluente para que seja descarregado no processo de tratamento mais adequado.

  • 4º Recebimento do efluente

    Os caminhões descarregam os resíduos na praça de descarga, a qual é coberta e conta com 03 (três) baias de descarregamento simultâneo, proporcionando agilidade.

  • 5º Gradeamento

    Nesta etapa do processo é realizada a remoção física de sólidos mais grosseiros, como areia, panos, restos de sacolas plásticas, farelo de couro, entre outros.

  • 6º Tanques de Segregação de efluentes de alta carga ou Homogenização

    Tanques de Segregação de efluentes de alta carga

    O tanque de segregação tem funcionalidade de armazenar efluentes de alta carga com o intuito principal de manter o sistema de tratamento estabilizado e evitar possíveis falhas no processo.

    Tanque de Homogenização:

    O tanque de homogeneização, ou tanque de equalização, é um processo de mistura de resíduos com a mesma compatibilidade química, com a finalidade de uniformizar o efluente a ser tratado.

  • 7º Tratamento físico químico 1 (Primário)

    Através da adição de produtos químicos, os poluentes dissolvidos no efluente mudam para fase sólida. Assim, ocasionando uma significativa redução da carga orgânica.

  • 8º Decantação Primária

    Esta etapa consiste na separação do sólido (lodo) e do líquido (efluente bruto) por meio da sedimentação das partículas sólidas.

  • 9º Tratamento Biológico

    No tratamento biológico é removida a carga orgânica final do efluente, através da ação de microorganismos.

  • 10º Decantação Secundária

    É mais uma fase de decantação, na qual a matéria sólida, oriunda do tratamento biológico, é sedimentada.

  • 11º Sistema de ozonização

    Esta etapa tem por finalidade oxidar a matéria orgânica através de moléculas de O.

  • 12º Tratamento Físico Químico 2 (Secundário)

    Assim como no físico-químico 1, esta etapa tem por objetivo remover metais pesados do processo, esta serve como processo de polimento.

  • 13º Decantação Terciária

    É a última fase de decantação, na qual a matéria sólida é removida quase que por
    completo.

  • 14º Osmose Reversa

    O sistema de osmose reversa remove grande parte dos sais dissolvidos no resíduo, deixando passar apenas as partículas de água, dando ao efluente a característica translúcida.

  • 15º Controle de Qualidade

    15º ConEm todas as etapas do tratamento é realizado o monitoramento contínuo dos parâmetros do efluente. Neste momento, é feita a checagem final da qualidade do efluente.

  • 16º Lançamento Final

    Após todas as etapas de tratamento realizadas e assegurada a qualidade do efluente tratado, ele é devolvido ao meio ambiente. Atualmente, nosso corpo receptor é o Arroio Cascalho, na cidade de Portão, no Rio Grande do Sul

Fluxo Comercial

  • 1º Contato

    Ao solicitar um orçamento, um integrante do corpo técnico entrará em contato para identificar o tipo e o volume do efluente, além de alinhar a coleta de amostra para identificação do melhor tratamento a ser aplicado.

  • 2º Análise Laboratorial

    Os efluentes são caracterizados de acordo com sua tipologia e carga orgânica.

  • 3º Orçamento

    Após a análise de tratabilidade do efluente e volume a ser tratado, é elaborada a proposta comercial para apreciação do cliente.

  • 4º Contrato

    Com a aprovação do orçamento, é instaurada a relação contratual e o cliente passa a receber os serviços da Nova Época.