Economia circular: o que é esse tipo de consumo consciente?

Economia circular: o que é esse tipo de consumo consciente?

Já pensou no impacto que o seu consumo tem, não apenas no seu bolso, mas no mundo? É ao redor desse conceito que a economia circular nasceu, como uma forma de consumo consciente. De fato, essa atitude não é positiva apenas para seu bolso e sua família, mas também para o meio ambiente. E isso não precisa de mudanças radicais! São pequenos detalhes que contam para contornar o desperdício de alimentos ou preços de combustíveis, por exemplo. Siga lendo e entenda tudo sobre esse modelo de economia.

 

O que é economia circular?

Esse tipo de economia visa diminuir o desperdício de materiais e produtos, prolongando o seu ciclo de vida. Dessa forma, quando você adota essa economia em seu dia-a-dia, ela propõe uma mudança na forma de consumir. Afinal, ela vai contra o modelo de ‘produzir-usar-descartar’ que nosso sistema normalmente impõe. 

Quais são os benefícios da economia circular?

O principal benefício desse modelo de economia é a proteção ao meio ambiente. Reduzir a perda de biodiversidade e retardar o processo de emissão de gases com efeito estufa são alguns benefícios claros desse modelo. Além disso, é possível reduzir a dependência de matérias-primas, à medida que a humanidade cresce mais e muitos itens vão se tornando escassos.

Fora isso, empresas redesenhando seus produtos para uma economia circular podem atrair um novo público e inovar setores da economia. Atualmente, uma das pautas mais importantes seria a pauta ambiental. Portanto, é uma economia consciente que se conecta com os consumidores, principalmente os mais jovens.

 

Como começar a aplicar a economia circular?

Como dito, empresas que aplicam esse modelo podem estar a frente de outras no mercado, principalmente em questão de inovação. Por isso, separamos algumas ações que toda empresa deve tomar caso queira aplicar esse modelo de economia na prática:

 

Design para reutilização

Projetar produtos e embalagens que possam ser reutilizados, reciclados ou que tenham componentes facilmente desmontáveis. Empresas podem usar materiais recicláveis ou biodegradáveis, facilitando a desmontagem e o reaproveitamento de peças.

 

Reutilização e reciclagem

Implementar práticas de coleta seletiva e reciclagem, tanto em ambientes domésticos quanto empresariais. Empresas podem criar sistemas de logística reversa, onde os consumidores retornam produtos para que componentes possam ser reaproveitados ou reciclados.

 

Extensão da vida útil do produto

Investir em manutenção e reparos para prolongar o uso de bens, como móveis, eletrônicos e veículos. Programas de “recompra” ou “aluguel de longo prazo” são soluções que permitem que o produto seja reutilizado por várias pessoas ao longo de sua vida útil.

 

Transformação de resíduos em novos recursos

Empresas podem transformar resíduos em matéria-prima para novos produtos. Isso inclui desde o uso de resíduos agrícolas para criar biocombustíveis até a produção de móveis e utensílios a partir de plásticos reciclados.

 

Uso de energia renovável

Reduzir a dependência de energia fóssil e investir em fontes renováveis, como solar e eólica, diminui a pegada de carbono da produção e ajuda a alcançar um ciclo produtivo mais sustentável. Tudo isso pode contribuir na aplicação da economia circular na prática.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.