O consumo de água na indústria e a importância do tratamento de efluentes.
A água é um recurso indispensável para a indústria em todo o mundo, sendo essencial para impulsionar a produtividade, gerar empregos e promover o desenvolvimento econômico. Nos processos industriais, a água potável ou reutilizada é consumida de diferentes formas, em diversos setores.
Nesse artigo, você irá descobrir quais são as principais funções da água na indústria e entender a importância de encaminhar os efluentes industriais para tratamento.
O papel da água na indústria
A água está presente em praticamente todos os setores industriais, sendo que algumas áreas consomem uma quantidade maior por usarem a água em seus processos produtivos, como as indústrias de alimentos e bebidas, indústria farmacêutica e indústrias têxteis.
Conforme a pesquisa da Confederação Nacional da Indústria, a água é utilizada em diversas funções nos processos produtivos: como matéria-prima e reagente na fabricação de diversos produtos; como solvente de substâncias; na lavagem de equipamentos e materiais industriais; como veículo de suspensão e em operações de transmissão de calor, como no resfriamento de máquinas; entre outras funcionalidades, como na lavagem de frotas e na irrigação de áreas verdes.
Nem todos os setores necessitam de água potável para a realização dessas atividades, segundo as regulamentações do Ministério da Saúde. Nestes casos, muitas empresas adotam sistemas de reúso de água, o que gera maior economia no consumo e nos custos.
Consumo pela indústria brasileira
O consumo de água pela indústria brasileira foi significativo, representando 9,4% de toda a água retirada de mananciais do país em 2022. Isso corresponde a 190,5 metros cúbicos de água por segundo. Projeções indicam que até 2040, o consumo industrial aumentará para 250,71 metros cúbicos por segundo.
Os principais setores industriais que lideram o consumo de água incluem produtos alimentícios, produtos derivados de petróleo e biocombustíveis. Esses números destacam a importância de adotar práticas sustentáveis e tecnologias de reúso de água para garantir a disponibilidade desse recurso vital para as futuras gerações.
Tratamento de efluentes: escolha sustentável
Uma das principais responsabilidades das indústrias sobre o uso sustentável da água, independente do seu setor, é o encaminhamento dos efluentes gerados para tratamento. A gestão responsável e eficaz dos resíduos líquidos resultantes das atividades industriais não apenas contribui para a preservação dos recursos hídricos, mas também reduz potenciais impactos negativos no meio ambiente.
Investir em tecnologias de tratamento de efluentes é essencial para minimizar a poluição da água e garantir que os recursos naturais estejam disponíveis e em condições adequadas, não apenas para a indústria, mas também para as comunidades e ecossistemas que dependem deles. Portanto, à medida que os setores industriais continuam a evoluir, a adoção de práticas de tratamento de efluentes se apresenta como um passo fundamental em direção a um futuro sustentável e equilibrado.
Para isso, você pode contar com a Nova Época. Somos uma central completa de soluções para efluentes, atuando com o tratamento de resíduos líquidos de diferentes segmentos da indústria, além de efluentes domésticos e percolados. Possuímos a capacidade e as licenças ambientais necessárias para tratamento de diversos tipos de resíduos de forma eficiente para que possa retornar ao meio ambiente com segurança. Além disso, temos estrutura para atender clientes de todo o estado do Rio Grande do Sul, levando mais qualidade de vida para os gaúchos.
Entre em contato e solicite um orçamento.
Deixe um comentário