Sustentabilidade: a sexta onda econômica impulsionando o futuro

Sustentabilidade: a sexta onda econômica impulsionando o futuro

 

 

As práticas ecologicamente corretas estão presentes em todo o mundo como uma tentativa de amenizar os danos causados ao planeta. Como consequência, tem-se uma mudança nos atuais modelos de negócio, em que a responsabilidade com a natureza não se trata apenas de uma questão ética, mas também uma oportunidade estratégica.

 

Esse posicionamento sustentável passa a ser visto, nesse sentido, como um fator-chave para o sucesso empresarial. Uma das principais impulsionadoras da chamada “nova onda econômica”, por exemplo, é a mudança no comportamento dos consumidores: as pessoas têm procurado produtos e serviços que causem menor impacto ambiental. Isso significa que empresas com condutas mais ecológicas e responsáveis têm uma considerável vantagem competitiva. Assim, percebe-se que não se trata apenas de uma tendência passageira, mas uma mudança cultural implementada pelas novas gerações.

 

É essencial considerar que esse novo modelo de negócio, além de evitar maiores danos ao meio ambiente, também impulsiona a criação e o avanço de novos mercados. À medida que as marcas buscam soluções, surgem oportunidades para o desenvolvimento de tecnologias verdes, produtos ecológicos e serviços transformadores. Segundo o estudo “Realidade Sustentável: Entenda o Desempenho das Estratégias de Investimento Sustentável”, realizado pela Morgan Stanley, de 2004 a 2018, as empresas com foco em sustentabilidade apresentaram um retorno total 25% maior do que as empresas não sustentáveis. 

 

Cabe dizer ainda que a transição para energias renováveis, a adoção da economia circular e o uso de novos materiais são apenas alguns exemplos das inúmeras possibilidades que se abrem para as indústrias e empresas. E, ao adotar essas novas práticas, além de potencializarem seu crescimento e sucesso a longo prazo, pouco a pouco as empresas criam, também, uma valiosa oportunidade para um futuro mais promissor e ambientalmente consciente.

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.