A Relação entre ESG e a Causa Ambiental

Entenda como a adoção desse conceito pode trazer benefícios para sua empresa e para o meio ambiente

 

Nos últimos anos, o conceito de ESG ganhou força no mundo corporativo, mostrando que as práticas empresariais não devem apenas focar no lucro, mas também investir em sustentabilidade. No que diz respeito à sua relação com a causa ambiental, a adoção de políticas relacionadas a ESG é uma resposta para gerar atitudes mais responsáveis com a natureza e frear os problemas ambientais da atualidade. 

Por sua vez, essa sigla vem do inglês “Environmental, Social and Governance”, que significa os três pilares norteadores dos negócios: ambiental, social e governança. Estes critérios são utilizados pelos investidores para avaliar os caminhos da empresa e, assim, definir se sua operação é socialmente consciente, sustentável e eficientemente gerenciada. Além disso, segundo um estudo do The Boston Consulting Group (BCG), as companhias que investem em boas práticas nesses campos apresentam melhores resultados ao longo do tempo. 

No que tange especificamente às questões ambientais, o ESG propõe exigências nesse campo, como: gestão de resíduos e efluentes, políticas de desmatamento, uso de fontes de energia renováveis, posicionamento do negócio sobre mudanças climáticas, adesão de processos que visem reduzir ou eliminar a poluição de suas operações, logística reversa de produtos, entre outros. 

Para o meio ambiente, essas atitudes por parte do mundo corporativo podem contribuir para a reversão dos problemas ambientais que a sociedade enfrenta atualmente. A conscientização e a tomada de ações bem desenvolvidas não só melhora a imagem da empresa, como também influencia na preservação dos recursos naturais, na redução de emissões poluentes e controle de resíduos gerados. 

É importante ressaltar, que um dos passos para adotar as boas práticas em ESG é tratar adequadamente os efluentes gerados, provenientes do processo produtivo. Para isso, a estrutura do negócio pode ter uma estação de tratamento própria, ou os resíduos podem ser encaminhados para uma empresa de tratamento de efluentes qualificada e de confiança. Dessa forma, evita-se a ocupação do espaço e custos desvinculados ao ramo da empresa.

É nesse ponto que a Nova Época pode ajudar a sua companhia a aderir ao ESG, já que oferecemos soluções eficientes para a destinação final de efluentes líquidos industriais. Para saber mais sobre o nosso processo, entre em contato através do telefone (51) 3106-9400, ou pelo e-mail contato@novaepoca.com

Deixe um comentário

Your email address will not be published.