Air Stripping: tecnologia no tratamento de efluentes

O processo de Air Stripping, ou arraste por ar, é uma tecnologia inovadora, eficaz e de baixo custo, utilizada no tratamento de água contaminada. Essa técnica emprega ar como principal insumo para remover diversos compostos orgânicos voláteis (VOC’s) dissolvidos no efluente.

O sistema de Air Stripping pode ser aplicado tanto em operações contínuas, através das torres de arraste, quanto em processos não-contínuos, utilizando-se reatores em batelada. Em ambas situações, o efluente é bombeado em direção ao fluxo de ar, e seus poluentes são eliminados devido à transferência de massa dos mesmos, que vão da fase líquida para a fase gasosa.

A aplicação desse sistema em uma empresa depende em grande parte das características físico-químicas dos contaminantes a serem tratados, sendo mais indicado para a remoção de VOC’s. Alguns desses compostos químicos podem ser extremamente tóxicos para a saúde, por isso, sua remoção eficaz dos efluentes é uma etapa essencial.

Os VOC’s estão presentes em diversos tipos de materiais sintéticos e naturais. Nem todos são nocivos à saúde, como os compostos encontrados em perfumes, cosméticos ou plantas. Mas os químicos tóxicos desse grupo podem causar, a curto prazo, incômodos como dor de cabeça, alergia cutânea, irritação dos olhos, nariz e garganta, falta de ar, tontura e falta de memória. Durante longos períodos de exposição, os VOC’s podem trazer danos ao fígado e aosistema nervoso central. 

Diante desse contexto, a Nova Época surge como uma solução para o tratamento eficaz de efluentes, por utilizar o sistema de arraste por ar como uma das etapas do seu processo. Aliás, ela foi pioneira no uso desse sistema, lançando o primeiro projeto de Air Stripping licenciado do Rio Grande do Sul.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.