Os efluentes podem possuir elevados níveis de contaminantes tanto orgânicos quanto químicos, sendo gerados em vários contextos: como processos produtivos, hábitos de higiene, cultivos e agropecuária. Dessa maneira, de acordo com a Resolução nº 430, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), o seu tratamento é a atividade que vai eliminar a alta concentração de contaminantes, permitindo a sua destinação final ambientalmente correta. Com isso, os impactos ambientais em águas e subterrâneos são reduzidos, o que auxilia na qualidade de vida humana, flora e fauna.
A destinação inadequada de efluentes causa impactos significativos que podem gerar grandes prejuízos às instituições e ao meio ambiente. É importante ressaltar que, conforme o artigo 33 da lei 9.605/1998, aquele que causar perecimento de espécimes da fauna aquática de rios, lagos, açudes, lagoas, entre outros; estará sujeito è pena de detenção de 01 a 03 anos, multa ou ambas as penalidades.
O tratamento de efluentes requer muita atenção, e para que garantam a legalidade em suas atividades, as indústrias devem seguir as legislações propostas pelos órgãos ambientais.
Neste cenário, as empresas podem investir em uma planta de tratamento de efluentes interna ou optar por uma modalidade alternativa: a offsite, em que terceirizam o tratamento, com uma empresa parceira qualificada que coleta e encaminha os efluentes gerados para estações de tratamento licenciadas.
Por que terceirizar o tratamento de efluentes?
Quando a empresa entende a necessidade do tratamento de resíduos para que seu descarte seja feito de forma adequada, também compreende os riscos decorrentes de processos mal direcionados e, ao dividir esse compromisso com uma empresa especializada, pode focar no gerenciamento de suas atividades centrais sem precisar preocupar-se com a demanda de tratamento de efluentes. Depois da contratação de uma empresa especializada em tratamento externo, os riscos operacionais, prejuízos financeiros e institucionais são significativamente reduzidos, uma vez que todo o trabalho será realizado pela estação contratada.
A vantagem dessa modalidade também se dá na escolha do método utilizado para o tratamento. Como estes métodos são variados devido às características de cada resíduo e fonte geradora, é necessário primeiramente entender o tipo de resíduo que a empresa gera para então identificar qual o melhor tratamento. Delegar este trabalho para uma empresa especializada também torna-se uma grande vantagem, já que contam com laboratórios para análises, o que traz mais assertividade no processo e garante o cumprimento dos parâmetros exigidos por lei.
A terceirização do tratamento de efluentes torna-se vantajosa tendo em vista que a parte da responsabilidade legal e processos burocráticos passa a ser da empresa parceira. Portanto, além de garantir a qualidade do procedimento, a minimização de riscos operacionais e foco direcionado às atividades centrais da organização, também elimina possíveis paralisações devido a questões legais.
Deixe um comentário